Gamificação 101

Armando Toda
4 min readMar 6, 2019

--

Parabéns, você desbloqueou a conquista “Abriu o texto!” continue até o fim para resgatar seus pontos!

Muitos de vocês já devem ter se deparado com uma situação parecida com essa quando abriram uma aplicação, e/ou um site, e fizeram alguma ação aleatória. Isso é um exemplo de como a gamificação funciona. Esse texto tem um propósito de apresentar, ou clarificar, este conceito para vocês e, até o final dele, espero que todos consigam distinguir aplicações gamificadas de jogos e, quem sabe, despertar o interesse pra uma série de textos que planejei pra esse tema. Vamos começar?

Gamificação é definida como o uso de elementos de jogos fora de seu contexto, ou seja, fora de um jogo. É isso. Não tem mistério. Acabou o texto. Fim… Ok, brincadeiras a parte, esse é o conceito básico e mais utilizado na literatura desde que foi definido em 2011, e que todo mundo (por todo mundo, define-se pesquisadores e entusiastas da área) aceita, mas até hoje ainda existe muito a ser entendido e estudado.

Beleza Armando, então significa que gamificação é criar jogo? Não. Gamificação não tem nenhuma relação com processos ou desenvolvimento de jogos, é apenas o uso de “partes” que constituem um jogo, fora dele. Um exemplo genérico, que muitos de vocês já devem ter ouvido falar, ou usado, é o Duolingo. O Duolingo é um aplicativo pra ajudar no ensino de idiomas e apresenta diversos elementos de jogos, você ganha pontos ao completar tarefas, acompanha o seu progresso, pode gastar pontos comprando roupinhas pra sua coruja, pode competir com seus amigos pra ver quem teve a semana mais produtiva, etc. Várias dessas ações vieram de jogos, mas isso não torna o Duolingo um jogo em si.

Então Armando, um jogo pode ser parte da gamificação? Também não. Agora vem comigo e vamos cozinhar. Pensem num pudim, o pudim é o seu jogo e os ingredientes que você usa pra fazer ele seriam os elementos. Quando você mistura esses elementos seguindo uma receita padrão, você consegue fazer esse pudim. Agora, se eu pego um ovo, que é um ingrediente do pudim, eu posso dizer que esse ovo é um pudim? No entanto, eu posso usar esse mesmo ovo e fazer um pão, um bolo, uma carbonara, etc. É o mesmo elemento, usado em contextos diferentes que não são o pudim. É isso que ocorre quando você fala que um jogo é parte da gamificação. Para isso existe o conceito de jogo sério (Serious Games, que veremos em outro texto).

Agora você pode estar se perguntando “Tá Armando, mas pra que eu vou usar isso na minha vida?” e aqui entra a grande proposta da gamificação, de que ela pode ser usada pra melhorar e/ou modificar engajamento, motivação, comportamento e experiência. Isso quer dizer que, eu posso aplicar a gamificação pra aumentar o número de interações do meu site e/ou rede social, posso tentar motivar meus alunos a aprenderem um conceito novo, posso tentar incluir um hábito saudável na sua rotina, e eu também posso melhorar a sua experiência com certos sites e/ou produtos. Gamificação não é uma panaceia, ela não é a cura pra todos os problemas do mundo, mas ela pode ajudar se o seu problema está relacionado com alguns dos citados acima.

Vale ressaltar também que isso não é um conceito novo e nem inovador, hoje em dia a grande maioria das aplicações que vocês usam tem, pelo menos, algum elemento de jogo embutido. Muitos definem a gamificação como um tópico multidisciplinar, ou seja, pegaram uma caixa e enfiaram nela vários conceitos que já existiam no marketing, psicologia, administração, saúde e educação, embrulharam e chamaram de gamificação. Nos próximos textos vocês vão descobrir que vocês já usaram diversos tipos de aplicações gamificadas e nem sabiam!

É isto, chegamos ao fim do nosso primeiro texto. Espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido chegar no meu objetivo inicial. Agora como parte da sua conquista, temos este pequeno survey. Essa série de textos foi planejada pra tentar ser uma experiência gamificada, onde no final de cada texto eu vou dar uma escolha de temas que podem ser vistos no próximo texto. Obrigado e até a próxima! E parabéns, você desbloqueou outra conquista “Concluiu o texto!”.

--

--

Armando Toda

PhD student. Gamer. Computers in education. Gamification. Games. Serious Games. This page is filled with DETERMINATION and nerd stuff. Pt-Br/Eng.